segunda-feira, julho 16, 2012

O que esperar?

@Sítio oficial Vitória
Se é certo que a forma como está a ser pensado o projecto para o futebol vitoriano implica que qualquer jogador da equipa B possa saltar a qualquer momento para a formação principal, a verdade é que a numeração do plantel e também aquilo que têm sido os jogadores chamadas por Rui Vitória deixam antever os atletas que estão na primeira linha para fazerem parte do principal conjunto. Perante isto, e numa altura em que ainda não são conhecidos os nomes dos 4/5 jogadores que fecharão o plantel, façamos uma análise daquilo que poderá ser o Vitória versão 2012/13.

Guarda-redes: A saída de Nilson, o titularíssimo dos últimos 7 anos, abre portas agora a Douglas, uma sucessão preparada já nos últimos anos. Nas poucas oportunidades de que dispôs nas duas últimas temporada Douglas não comprometeu e certamente que com mais rotinas poderá ser um substituto à altura. Assis, que nas últimas temporadas rodou em clubes secundários foi chamado à equipa principal quando até era dado como provável dono dos postes da equipa B. É um jovem ainda, sem grande experiência de primeira liga e talvez por isso a direcção vitoriana já tenha dado a indicação de que procura outro jogador para o sector.

Defesa: Se na lateral direita já não haverá dúvidas quanto às duas opções - Alex e Amorim - do lado esquerdo falta uma alternativa a Bruno Teles, ainda que o brasileiro dê as garantias necessárias de qualidade e solidez para o lado canhoto da defesa. Já na zona central, as dúvidas são maiores. Paulo Oliveira poderá fazer parte do plantel da equipa A (disputa lugar com Vitor Bastos) e será acompanhado por Freire e Defendi. Se Defendi mostrou ser uma boa opção em metade da época passada, já Freire mostrou alguma inconstância exibicional. Quanto a Paulo Oliveira, apesar de jovem, é uma excelente opção para o sector. Com a incógnita N'Diaye e se o maliano sair, faltará saber se o Vitória vai ao mercado procurar um central. É que, com a saída de João Paulo (a confirmar-se) e numa zona tão importante, faltará porventura uma voz de comando com mais experiência que o plantel nesta altura não tem, mimetizando muito daquilo que João Paulo oferecia.

Meio-Campo: Para a zona mais recuada do sector regressa Dinis, naquela que poderá ser a derradeira hipótese do jovem médio se afirmar no Vitória. Depois, ainda há El Adoua, Siaka Bamba e Leonel Olímpio, ou seja várias opções para o lugar de médio mais defensivo. O único reforço até agora conhecido, André André é um jogador que gosta de pisar terrenos mais adiantados, num meio-campo que ainda tem um "10 puro" - Barrientos - e uma alternativa chamada Toscano. Já é conhecida a intenção dos responsáveis vitorianos em dotar a equipa de mais um médio, provavelmente um médio que pise o lado canhoto do "miolo" e que completará um elenco que tem boas soluções.

Ataque: Ainda estarão, pelo que já foi assumido, para chegar um ou dois jogadores para este sector. Com a saída de Edgar, Soudani ainda que se vá tornar a principal referência do ataque necessita, obviamente de concorrência, ainda que Toscano possa jogar na zona central do ataque. Um jogador de área com qualidade para disputar o lugar com o argelino, ainda para mais porque na equipa não parece haver ainda um jogador com essas características que lhe permita saltar no imediato para a formação principal. Quanto às alas, nesta altura, João Ribeiro (espera-se que seja o ano da afirmação), Marco Matias (deu boas indicações no Freamunde e poderá ser um jogador que cative pela garra que demonstra em campo) e o ex-júnior Ricardo (muita margem de progressão) são as opções, com a possibilidade de adaptar Toscano, como foi feito variadíssimas vezes nas últimas temporadas ou chamando Rafa que rodará na equipa B. Ainda assim, parece-me que dos dois jogadores pensados para o ataque um deles deveria ser um extremo de qualidade para assim oferecer alternativas de qualidade a este sector.

Seja como for, e ao contrário também de alguma apreensão que se vai sentindo nas hostes vitorianas, parece-me que Rui Vitória poderá construir um plantel com algumas garantias, sempre com a noção de que este é um ano de mudança e por isso é bom que os vitorianos não exijam muito mais do que garra e trabalho. E, claro, que a equipa honre o emblema que envergará, sem exigências de grandes objectivos, mas com a noção de que muitas vezes com menos, se consegue fazer melhor.

21 Comentários:

José Silva disse...

Eu punha o El Adoua na lista dos centrais.

Punha o Freire a rodar na B.

16/7/12 14:29
Vimaranes disse...

Confesso que não gostei muito das exibições de El Adoua a central, ainda que seja a sua posição de raíz...

16/7/12 16:56
José Silva disse...

Se bem me lembro não fez nenhum jogo completo a central, ou se fez foi só um!

Dificil assim.

Se for para jogar como único trinco, então até gosto de o ver, mas se é para jogar mais à frente a fazer até de falso extremo esquerdo... então nem pensar.

Mas pelo que vi na pré época do ano passado e pela facilidade de recuperação de bolas, prefiro o ver a central, até porque não é muito bom a construir jogo


Se o João Paulo saiu a custo zero é mais um tiro nos pés desta direcção que vai na mesma... direcção da... direcção anterior.

16/7/12 20:28
Amadeu disse...

O importante é formar um grupo coeso e alargado (A + B).

Por "impedimento" (não informação) não vimos a atuar outros jovens em quem deposito enormes esperanças Bruno Alves, Diogo Lamelas, Tiago Rodrigues, Rafa e até mesmo Cilmar.

Falta ainda conhecer o potencial de Indio e Kanu. E também prefiro ver El Adoua a médio defensivo...embora concorde com um Freire móvel (entre a A e a B), a ver se "espevita".

Quanto ao calendário, o ultimo jogo do VSC-B, podem confirmar se é mesmo a 15 de Agosto? Julgo que o campeonato da L.Honra começa a 12...daí a minha duvida.

16/7/12 20:59
Vimaranes disse...

É a informação que consta no sítio do Vitória
http://vitoriasc.pt/noticias_detalhe2.php?id_noticia=4613&mod=fut
Mas admito que possa ser engano, porque de facto o campeonato começa no fim de semana de 12

16/7/12 21:55
Vimaranes disse...

E já agora tambem no sítio Do Desportivo Transmontano, onde é escrito que devera ser o jogo de apresentação do D. Chaves.

16/7/12 22:02
José Lafuente disse...

A saída do João Paulo a confirmar-se que foi a custo 0 é um mau ato de gestão a meu ver.

16/7/12 22:15
Amadeu disse...

Obrigado Carlos.
Mas está visto que não vale a pena.

Com respostas como o que levou do vice não vou é a mais lado nenhum.

Este sujeito é uma tristeza, patético, anedótico e deve pensar que faz de Nós parvos.

Ai se não tivesse o cargo que ocupa e tivesse ficado cá fora, como mero adepto, como Nós...

(luis cirilo disse...
Caro Zé Carlos Ribeiro:
Não foi um jogo.
Foi um treino para que o Vitória foi convidado e a que anuiu.
A não abertura das portas foi da exclusiva responsabilidade do clube organizador.

Caro Anónimo:
Não esqueceram não.
Porque o Vitória nunca disse que o treino era á porta aberta.
7:53 PM)

Amanhã estava para ver o jogo na Póvoa, mas com uma tirada destas, não estou para aturar estas PALHAÇADAS. E quem for, pelos vistos, fica sujeito!

E pensar que um dia acreditei que este ser podia ser extremamente util ao Vitória...

17/7/12 00:02
Vimaranes disse...

Só para que não fiquem dúvidas, nem mal entendidos, porque já sucedeu uma vez, a pergunta em causa no referido blogue não foi colocada por mim, embora o nick possa levar a essa confusão.

Quanto ao resto, prefiro não comentar... Amanhã vou tentar ver os miúdos na Póvoa e na quarta os graúdos em Freamunde. No fundo, é o que nos move! E apesar de tudo, ainda nos vamos cruzar por lá!

17/7/12 00:38
Miguel disse...

E criticam criticam criticam criticam e criticam....

Como em qualquer inicio de época estou deveras confiante.... Aposto no Vitória como a surpresa do campeonato.

Engane-se quem acha que o VSC está fraco. A base do ano passado está lá, falta alguma maturidade é certo no entanto contamos com jovens de grande qualidade. Parece-me que com a Subida de Tiago Almeida e Marco Matias à equipa A já só virá 1 avançado como reforço, gostava eu que fosse Licá!

Referencia também para a afirmação do Vice Luis Cirilo que na sua página do Facebook refere que virão jogadores emprestados. Entende-se qie virão de campeonatos estrangeiros e espero qie que possam ser de clubes "Monstros do futebol europeu".

El Adoua a central? Não gostei de todo de o ver nessa posição é forte nas transições o que lhe permite 1 perfeito encaixe a trinco ou a 2º médio defencivo.

Neste momento a equipa titular não andará longe disto: Douglas, Alex, Defendi, N'Diaye, Telles, Olimpio, El Adoua, Barriento, Toscano, Saudani e João Ribeiro.

Boa sorte pro Vitória nesta nova época....

17/7/12 09:43
ricardo sempre disse...

Caro josé silva, já chega de fogueiras. Com sócios assim, não vamos lá.

17/7/12 11:20
José Silva disse...

Caro Ricardo,

chega é de dirigentes assim!

Ou as fogueiras sobre a direcção anterior também eram desnecessárias e infundadas?

17/7/12 14:35
Ricardo Silva disse...

Caros jose silva e amadeu,vamos la,o nosso VITÓRIA precisa de todos!!!Grande abraço a todos!

17/7/12 18:29
miguel silva disse...

Apesar de tudo estou muito mais optimista que no ano passado por esta altura.
Em relação aos jogos treino, só devem esperar ver aqueles que são declarados como jogos à porta aberta ou jogos com assistência. Não esperem ver como espectadores todos os jogos-treino que o Vitória faz, não é assim em lado nenhum nem faz sentido que assim seja. Um jogo-treino é uma sessão de trabalho. Quando é um jogo de competição é óbvio que deve ser aberto ao público. Mas jogos-treino não faz sentido nenhum, e nem sei porque estão a fazer um caso de um assunto que não é caso nenhum. O Vitória foi convidado para ir a Fão fazer um jogo-treino com o Santa Clara porque é o Santa Clara que está lá a fazer o estágio. Se o Santa Clara preferiu fazer uma sessão de trabalho à porta fechada no local onde está a fzer o estágio, qual é o problema? Quem fez uma viagem daqui para Fão para ver esse jogo, não percebeu do que se tratava nem se informou devidamente. Além disso preferia que os vitorianos se concentrasem em ENCHER O ESTÁDIO NOS JOGOS DAS COMPETIÇÕES OFICIAIS, em vez de estarem sempre a inventar novelas que só trazem mau ambiente ao clube.

17/7/12 20:39
Vimaranes disse...

Caro Miguel Silva, apenas para pôr um ponto final na polémica porque já passou, lembro apenas o seguinte:

1. Quem se deslocou a Fão, como eu, mal ou bem informado, foi informado pelo sítio oficial do clube, veículo principal do Vitória Sport Clube

http://vitoriasc.pt/noticias_detalhe2.php?id_noticia=4613&mod=fut

Como vê nesta notícia, a agenda indica "jogos de preparação". E não faz referência a treinos ou sequer distinção entre jogos e treinos. Por isso, se os vitorianos, como eu, que se deslocaram não perceberam algo que tinham a perceber foi porque não foram informados. Relembro que o jogo, ou treino, tinha um árbitro, de Fafe.

Para além disso, relembro que não foram só os adeptos do Vitória surpreendidos, mas inclusive os jornalistas que, no seu entender, se deveriam ter informado melhor. Mas, tendo em conta que nem os responsáveis do Vitória presentes sabiam, um sócio como eu deveria informar-se, com quem?

Cumprimentos.



Nesta mesma lista, há referência ao Varzim - Vitória B a que tive oportunidade de assistir hoje, sem saber se foi um jogo ou um treino.

17/7/12 20:57
miguel silva disse...

A minha intenção não era desprezar quem se deslocou a Fão e ficou à porta. Antes pelo contrário, se se deslocaram é porque têm interesse no clube. Só achei exagerado culparem de imediato a direcção porque o clube organizador, que convidou o Vitória, tem uma palavra a dizer sobre as condições em que se realizam os jogos. É provável que a direcção do Vitória se tivesse visto impossibilitada de exigir a entrada dos adeptos sem criar um incidente... e isso seria absolutamente desnecessário neste contexto. Mas também não sei o que se passou. É apenas uma suposição.

17/7/12 22:27
Amadeu disse...

Para findar uma história que um dirigente inteligente, preocupado e aglutinador teria evitado de imediato,

Caro Miguel Silva:
Desculpe mas tem falado do que desconhece e emitido opiniões como disse por "suposição". Das palavras do Vimaranes "tendo em conta que nem os responsáveis do Vitória presentes sabiam, um sócio como eu deveria informar-se, com quem?" o que não entendeu?

Caro Ricardo Silva:
"vamos lá?", eu estava lá.
E facilmente se ultrapassava este incidente até com o silêncio...a resposta de LC é que esteve ao nivel das de EMS e se fosse o Ricardo um dos que se tinha deslocado ao Comlexo do Fão, certamente não gostaria da resposta. Por mim, o assunto tinha morrido há muito e com estas palavras acaba aqui. Fim.

Abraço a todos os vitorianos.

18/7/12 01:08
miguel silva disse...

Caro Vimaranes, com todo o respeito por este blog do qual sou leitor assíduo, e que admiro pela qualidade dedicação e longevidade, emiti apenas a minha opinião tendo sempre a vossa em consideração. Cumprimentos. Miguel Silva.

18/7/12 02:09
Vimaranes disse...

Naturalmente e é para isso que cá estamos. Estão esclarecidos os pontos de vista. Venha a bola que é o mais importante! Cumprimentos

18/7/12 10:04
Ricardo Silva disse...

Caro amadeu,compreendo a sua indignação o apenas quis dizer que todos juntos vamos ser poucos pois avizinha-se uma época muito desgastante para todos nós,vamos ter guerras enormes contra o sistema e poder instituidos,vamos ter que aguentar com muita coisa pois parece-me que esta direção esta no caminho certo pois esta a fazer algo inédito em portugal!Obviamente vão cometer erros...Assunto encerrado e um abraço para todos.

18/7/12 12:05
Amadeu disse...

Concordo Ricardo.
Já temos inimigos e cada vez somos menos para termos guerrinhas internas. A direção tem que saber ler isso e unir os adeptos e acredito que o vai fazer, se deixar de ser arrogante.

A nivel financeiro é seguramente o caminho certo e até estou a gostar do equilibrio que estão a tentar em termos desportivos.

Falemos todos a mesma linguagem, com respeito pelo Vitória e pelos vitorianos. E com cumprimento da promessa de uma gestão virada para os sócios...

Eu acredito num Vitória forte e competente (A e B).

Força Vitória!

18/7/12 12:57