domingo, outubro 14, 2012

Janeiro difícil

@ABola

Confirmou-se há instantes a qualificação da selecção da Argélia para a CAN 2013 e também com a isso a ausência de Soudani do Vitória no próximo mês de Janeiro. Aliás, o avançado vitoriano marcou mesmo o primeiro golo - de cabeça na sequência de um canto - dos argelinos diante da Líbia, já depois de ter sido também decisivo na primeira mão.

Já ontem as selecções do Gana, Marrocos e Mali tinham também confirmado as suas presenças, o que é o mesmo que dizer que David Addy, El Adoua e N'Diaye também devem estar ausentes do Vitória para participarem naquela competição africana.

Parece-me estranho como os responsáveis máximos do futebol mundial ainda nada fizeram relativamente à uma mais do que exigível alteração de calendário desta competição, fazendo com que a mesma ocorra no final dos campeonatos como acontece por exemplo com os europeus e mundiais. Com isto, os clubes vêem-se privados de algumas das suas principais figuras em alturas decisivas dos campeonatos.

Para o Vitória, por exemplo, isso poderá custa a perda de 4 titulares numa altura em que o Vitória estará em três frentes - campeonato, taça de Portugal e taça da Liga. Faltará agora saber como irá o Vitória responder a estas ausências, atendendo às poucas soluções que o clube apresenta e à difícil situação financeira que atravessa. Deverá o Vitória tentar dentro do possível ir ao mercado em busca de soluções? Deverá encontrar essas soluções apenas na equipa B? Ou tudo dependerá da classificação do Vitória nessa altura?

Se é verdade que para o posto de central existem soluções dentro do plantel, a verdade é que os "homens-golo" não abundam e o mesmo se passa no sector canhoto da defensiva...

4 Comentários:

Paulo César disse...

Eu penso que é uma oportunidade de ouro para reforçar a aposta na equipa B, mas penso que tudo dependerá do momento em termos de tabela classificativa.
De qualquer modo, todos os anos vemos o mesmo cenário: reforços de Janeiro não dão em nada, ou vêm desambientados ou fora de forma. Se é para reforçar a equipa com jogadores rotinados, acho que promover jovens da equipa B é o cenário mais aconselhável.

15/10/12 11:28
Miguel disse...

Só espero que Addy, N'Diaye e Saudani sejam titulares e que El Adoua também consiga jogar alguns minutos. Era bom que Saudani fosse o artilheiro da CAN. Se o N'Diaye fizer um bom campeonato tb poderá ser mt vantajoso num futuro próximo. Vender N'Diaye por +- 3 milhões e Saudani por +- 5 milhões era ouro sobre azul, ainda que desportivamente fosse mau. Quanto a substitutos Vitor Bastos da B, To Mané tb da B poderiam suprir a ausencia de 2 deles no entanto para defesa esquerdo e médio é mais complicado c/ Kaka e Josué a serem os candidatos. Segundo Cirilo a haver reforços serão para equipa B salvo algum tipo de negócio extraordinário.

15/10/12 18:03
Amadeu disse...

O Janeiro de CAN pode ser uma JANELA de oportunidades para os miudos da equipa B se mostrarem e se integrarem.

Josué, Paulo Oliveira ou Vitor Bastos são alternativas claras a N´Diaye.

Káká está em boa forma e deve substituir sem problemas Addy.

E por aí em diante. Ou não foi TAMBÉM para isto que estamos a investir mais de 1 milhão de euros no Vitória-B?

15/10/12 20:46
Paulo César disse...

Temos gente para colmatar as ausências:
- Centrais temos com fartura e ao que consta bons, na equipa B
- Defesa esquerdo temos o Kaká da equipa B
- Médio centro, o Siaka Bamba, da equipa B, já merece uma oportunidade há muito
- Na frente, Tomané da equipa B é uma das soluções. As outras são o Baldé, e não esquecer do Lalkovic, que tem algumas semelhanças no jogo com o Soudani

16/10/12 12:04