segunda-feira, novembro 19, 2012

Vitória Sport Clube, Futebol SAD



De uma forma esmagadora, os sócios optaram pela criação de uma sociedade anónima desportiva (SAD). Com mais de 70% dos votos, a direcção conseguiu fazer passar uma promessa eleitoral nos moldes que apresentou. A participação dos associados no dia de ontem (mais de 1300 votantes) acabou por surpreender, atendendo ao escasso número presente na maratona de assembleias-gerais do passado sábado (cerca de 3 centenas na primeira e cerca de 1 centena na segunda). Infelizmente, a forma como os trabalhos foram preparados levou a que assistíssemos a cerca de 10 horas de discussão o que, obviamente, nem beneficia quem quer esclarecer e muito menos quem quer ser esclarecido. 

Seja como for, a decisão dos associados é soberana e foi dado um novo passo no modelo de gestão do clube. Tenho a certeza que, qualquer vitoriano independentemente de ter votado sim ou não, o fez plenamente convicto de que estaria a tomar a melhor decisão. E, agora que a mesma foi tomada, resta esperar que tenha sido tomada na direcção certa e que o Vitória consiga nos próximos tempos ir recuperando da grave situação financeira que atravessa.

De resto, a primeira assembleia-geral foi também marcada pela aprovação do relatório e contas do último exercício, apesar de muitas críticas - naturais - à gestão de Emílio Macedo. Espera-se também que se efective o processo disciplinar agora em aberto e que sejam apurados todos os factos que nos atiraram para esta grave situação financeira. Os sócios estarão, por certo, atentos a este desfecho.

Para além disso, foi aprovada a constituição do novo conselho vitoriano. E, independentemente do respeito que me merecem muitos dos vitorianos que constituem este mesmo conselho, outros há que de "sócios de mérito" têm muito pouco e para "consciência crítica" do clube deixam muito a desejar. Também por isso, e numa opinião muito pessoal, a constituição deste Conselho Vitoriano é mais um duro golpe naquela que foi a razão do seu aparecimento nos estatutos do Vitória.

0 Comentários: