domingo, dezembro 02, 2012

Pontapé para a frente e fé em São Douglas

MARÍTIMO 1-1 VITÓRIA (Ricardo) 4-5 após g.p.

@ Record

Tem sido muitas vezes assim. E hoje o novo provérbio vitoriano foi mesmo levado até ao limite. O Vitória fez pouco ao longo de todo o jogo - não que o Marítimo tenha feito muito mais - e no prolongamento mostrou para o que estava. Esperar pelo desempate por grandes penalidades e aguardar que fosse feliz como em Setúbal. E isso aconteceu mesmo. O Vitória está apurado para os quartos-de-final da Taça de Portugal eliminando de forma consecutiva dois adversários do mesmo escalão.

Do jogo propriamente dito talvez pouco haja para dizer de bom até porque o Vitória foi aquilo que tem sido nos últimos jogos, principalmente na primeira parte. Desesperante falta de qualidade a espaços que resultou no golo madrugador do Marítimo, disfarçada com o equilíbrio na etapa complementar conseguido depois da correcção feita por Rui Vitória no meio campo vitoriano.

O golo de Ricardo, depois de assistência de Baldé deu ao placar o equilíbrio que já era notório em campo e podia ter feito o Vitória tranquilizar-se um pouco mais. A verdade é que foi o Marítimo a fazer mais no que restou da segunda parte, ainda que longe de justificar algum elogio desmedido. Na baliza vitoriana havia no entanto alguém que mostrava confiança. Nas situações que tinha de resolver e na forma como mostrou para quem quisesse ver que queria adiar tudo para os penáltis.

O destino fez-lhe a vontade. O prolongamento pouco trouxe e os penáltis deixavam tudo nas mãos de Douglas e nos pés dos colegas. As falhas de João Ribeiro e Lalkovic fizeram tremer os vitorianos mas São Douglas (que até tem Jesus no nome) apressou-se a mostrar que o provérbio é cada vez mais acertado. No fundo, Ele resolve. E resolveu mesmo. Duas grandes penalidades superiormente defendidas e ainda uma atirada para os céus para onde Douglas atirou a equipa.

O mais importante está conseguido. Com mérito? Todas as equipas que ganham o fazem com mérito. Mas ainda com pouco Vitória. Mas... quem quererá saber disso se se seguirem mais duas eliminatórias ultrapassadas? Venha agora o próximo adversário!

10 Comentários:

Joao Vaz disse...

"E resolveu mesmo. Duas grandes penalidades superiormente defendidas e ainda uma atirada para os céus para onde Douglas atirou a equipa."

Adorei :D

Vitória até morrer!

2/12/12 23:02
Petř disse...

Ora bem... eu nem sou muito de fazer críticas, mas neste momento há 2 situações que gostaria de sublinhar e, já agora, perceber se é só dos meus olhos ou se as mesmas são partilhadas com mais alguém:
- há alguma dúvida de que o El Adoua é o nosso melhor CENTRAL?
- há alguma dúvida que o Baldé, de facto, não nasceu para jogar futebol? É exasperante ver o rapaz tentar correr, tentar saltar, tentar dominar uma bola e terminar sempre, sempre, sempre da mesma maneira: Baldé no chão, bola no adversário. (atenção que eu até simpatizo com o rapaz e estava esperançado que o jogo com o Beira-Mar tivesse sido apenas uma má estreia a titular... mas está visto que infelizmente não dá muito mais).

...apesar de tudo isso, há que se tirar o chapéu ao Douglas que fez hoje 2 defesas do outro mundo durante o jogo e depois defendeu 2 penálties, especialmente aquele decisivo no qual ele foi lá buscá-la quando já ninguém contava!

Segue-se o Belenenses, espera-se que continue a ser fora o jogo, porque em casa está visto que a coisa não corre bem :P

Força Vitória =)

3/12/12 00:26
Ricardo Silva disse...

Nao concordo com a análise do pontapé pra frente...Nota-se que o VITORIA tenta jogar,os processos de saída com a bola dominada estão a melhorar a olhos vistos,temos tido sorte e certo mas com esta média de idades,com esta falta de experiência e traquejo da maioria dos nossos jogadores,so me resta dar os parabens ao nosso treinador e dizer-lhe que me está a calar pois neste ano zero,neste ano de transição esta a levar o meu VITORIA a porto seguro!!!Abraço a todos

3/12/12 11:07
Vimaranes disse...

Caro Ricardo Silva, independentemente das opiniões sobre a qualidade ou não das transições que também me parece que só pode ter tendência para evoluir (o lance do golo é um bom exemplo), e para não deixar dúvidas a expressão do "pontapé para a frente" é obviamente apenas uma força de expressão e não encerra em si uma análise profunda ao futebol praticado. É só no sentido de que o Vitória tem mostrado pouco nos últimos jogos em termos de qualidade de futebol (e digo pouco porque me continua a parecer que temos qualidade no plantel para mais) e que não podemos continuar a dar 45 minutos de avanço como demos com o Beira-Mar e na noite de ontem.
Um abraço vitoriano!

3/12/12 12:09
Joao Vaz disse...

"Nota-se que o VITORIA tenta jogar,os processos de saída com a bola dominada estão a melhorar a olhos vistos..."

De certeza que não viu o jogo contra o Beira Mar?!

3/12/12 19:03
ricardo sempre disse...

Felicito a equipa pela qualificação, o mais importante foi passar.
De fato nao temos um futebol bonito, mas temos melhorado.
Esta equipa tem um coração do tamanho de Portugal, luta sempre, não desiste e quando menos se espera faz golos.
Já vi AC MILAO jogar assim e ganhar a Liga dos Campeões, quem não se recorda de Gatuso, contagiava a equipa com um grande coração. Recordo que estes tambem nao jogavam bonito. Eram práticos.
A caminhada desta equipa, seja campeonato ou taça, já deve surpreender e questionar muita gente, os que estavam á espera do nosso desastre, claro que estão por trás do muro á espera do 1º deslize.
Na taça todos os adversários devem estar olhar para este Vitória com muita desconfiança o mesmo digo para o Arouca.
Ainda bem que possam pensar assim, pelo que já vi desta equipa tudo é possível, mesmo ganhar a taça de Portugal.
Não temos vedetas, nem ligação de jogo constante, jogamos num coletivo, jogamos até na surpresa do jogo.
O mais importante é aumentar os níveis de confiança, de resto tudo é possível.
Vamos a eles!

4/12/12 09:36
Paulo César disse...

Petr: discordo totalmente da tua análise individual ao El Adoua e ao Baldé. O 1º não nasceu de facto para central, desenrasca no meio campo mas na defesa... muito fraco. Quanto ao Baldé, não é nada tosco, e tem subido de jogo para jogo. Uma coisa é certa, a bola na frente com ele não se perde com tanta facilidade, os centrais encostam nele mas ele não cai. De resto os números falam por ele, nos últimos dois jogos, 1 golo + 1 assistência.

ricardo sempre: é exactamente uma das peças que nos falta no meio campo, um jogador tipo Gattuso, que arreganhe os dentes ao adversário. É tudo muito macio neste meio campo do Vitória.

De resto, o Rui Vitória (e já agora o Douglas) está de facto a calar muita gente. Com fracas exibições é certo, mas está a apresentar resultados que é o que mais precisámos neste momento. Nós lá vamos indo, mais uma vez rumo ao Jamor !!

4/12/12 12:26
Ricardo Silva disse...

Sim vi o jogo do beira-mar,jogos assim acontecem e vao acontecer mais no futuro.Temos uma equipa muito jovem e sem traquejo mas,como alguem disse,temos uma equipa com o coração do tamanho de Portugal!Nos adeptos so temos algo a fazer....Juntarmo-nos a estes bravos jogadores e fazer-lhes sentir que estamos cá,na retaguarda,pro que der e vier!Abraço a todos

4/12/12 18:47
Petř disse...

Paulo César,

Ainda bem que assim pensa, porque penso que a sua visão é mais positiva do que a minha e portanto, é melhor para o clube, mas de facto temos pontos de vista diferentes.
Se quanto ao El Adoua aceito que seja uma questão de estilo, no caso do Baldé não posso aceitar que se resuma o jogo ao golo e à assistência que ele marcou (em especial a "assistência", porque ele praticamente esqueceu-se foi da bola e a coisa correu bem), porque de facto a quantidade de bolas que ele perdeu é enorme e, no meu ponto de vista, ao contrário do que afirma, todos os adversários que encostam nele fazem com que ele caia apesar do seu tamanho.
Mas aceito que tenha ficado com uma análise enviesada do rapaz dado que não gostei do que tenho visto e tenho tendência para uma análise negativa e de ressalvar aquilo que de negativo ele faz.

Esperemos que eu esteja enganado quando ao Baldé e que o senhor esteja enganado quando ao El Adoua :)

Seria o melhor para todos!

Um abraço vitoriano!

4/12/12 22:39
jacgwa disse...

O Milo no seu 1º mandato também levou o VITÓRIA a porto seguro. No 1º mandato.

5/12/12 18:23