terça-feira, dezembro 04, 2012

Saldo positivo

@Sítio oficial Vitória SC
 
 
Com exibições melhores, outras piores, o Vitória chega a este mês de Dezembro com um saldo positivo em termos de resultados. Pelo menos isso, é o que diz a análise dos números comparando com aquilo que foi, por exemplo a realidade do ano anterior e que é objectivamente aquele que mais semelhanças tem com o actual.
 
Com um terço do campeonato realizado, o Vitória ocupa o 7º lugar com 12 pontos, a três dos lugares de acesso às competições europeias e a cinco do pódio do campeonato. Cinco são, no entanto, também os pontos que separam o Vitória da linha de água.
 
O ano passado, e na mesma altura, o Vitória ocupava o 11º lugar com 10 pontos. Mais três do que a linha de aflição mas, já a nove dos lugares europeus e a treze do pódio da Liga. O maior equilíbrio entre as equipas esta temporada permite que, quase com a mesma pontuação, o Vitória esteja neste momento num lugar melhor mas acima de tudo com uma diferença pontual para os primeiros lugares, menor. Para além disso, o Vitória actual perdeu menos duas vezes do que o da época anterior, apresentado o mesmo número de triunfos.
 
Na segunda competição do país, o Vitória também aqui apresenta um trajecto melhor do que na temporada 2011/12. Se no ano transacto caiu logo na 4ª eliminatória frente ao Aves, esta época já está nos quartos-de-final da prova, tendo ultrapassado já mais um adversário do que na época anterior.
Estes são os números. Se é verdade que do ponto de vista exibicional a equipa não está a entusiasmar (curiosamente e na minha opinião pior nos últimos jogos que nos encontros iniciais), a análise dos números dá um saldo positivo à equipa orientada por Rui Vitória, apesar das limitações orçamentais impostas este ano.
 
Tudo isto, numa altura em que o Vitória entrará num mês de Dezembro muito importante para o futuro da temporada. Ao contrário de outras épocas, este ano o mês do Natal será recheado de competição, com jogos referentes ao campeonato e também à Taça da Liga. No caso do primeiro, há dois jogos importantes (Olhanense e Paços de Ferreira) para que, atendendo ao equilíbrio da Liga, o Vitória não se deixe cair em lugares complicados e se aproxime cada vez mais dos primeiros. Relativamente à Taça da Liga, os caprichos do sorteio permitem ao Vitória pensar em ir longe nesta competição, mas para isso é preciso alcançar dois triunfos ainda este mês diante de Braga e Beira-Mar.

0 Comentários: