domingo, novembro 17, 2013

E tudo o vento está a levar (1-2)


 
Desculpem, mas não vou embarcar na teoria que já por aí li que esta foi uma derrota menor. Nem sequer vou alinhar, como também já li, de que esta competição interessa pouco. Mal estaria o Vitória se de repente a Taça da Liga não interessasse, principalmente depois da eliminação na Taça de Portugal. Mal estaria um clube como o Vitória onde competições que dão encaixes financeiros interessantes e têm troféus em disputa, não fossem encaradas com seriedade.
 
Tudo isto para dizer que a derrota desta tarde custou. E muito. Ainda por cima diante de um adversário de qualidade inferior e de um escalão também ele inferior. Custou porque perder duas vezes com o Leixões não é admissível. E custou ainda mais porque é a quarta derrota consecutiva e, de repente, o Vitória está fora de duas competições onde tinha ambições.
 
Esta tarde, o Leixões foi eficaz. É um facto. O Vitória, por sua vez, foi tremendamente infeliz, ou não tivesse atirado três bolas ao ferro. É outro facto. Mas, a equipa tinha obrigação de ter feito bem melhor. Teria obrigação de não ter sofrido os golos da forma como sofreu (principalmente o segundo) e teria obrigação de ter sido bem mais eficaz.
 
A equipa não passa por um bom período e os jogos seguintes têm grau de dificuldade acrescido e por isso será importante que a equipa rapidamente se reencontre e volte a exibir as qualidades que vimos na temporada passada e no início desta.
 
Termino, dizendo - porque a vontade de escrever sobre este jogo é nenhuma - que também não vou na onda daqueles que esquecem tudo o que alguns destes jogadores já mostraram e, principalmente, a importância e o mérito de Rui Vitória nas últimas temporadas. Se defendia há umas semanas a renovação de Rui Vitória como determinante para o Vitória de futuro que todos defendemos, não é agora que deixarei de defender. Rui Vitória é, e espero que o continue a ser por muito tempo, fundamental no projecto do Vitória e ele saberá certamente juntar o grupo e dar a volta a estes resultados negativos.
 
 
Foto: Sítio oficial Vitória SC

1 Comentários:

luis cirilo disse...

Sobre esta derrota tenho uma opinião clara. Não devemos dramatizar mas também não podemos desvalorizar. Há coisas na equipa que não estão bem e o plantel (49 jogadores) tem soluções para as resolver. Claro que tem de ser Rui Vitória a liderar o relançamento da equipa. Seria um enorme erro admitir, sequer, que a saída do treinador podia ser a solução. Seria um erro trágico.

18/11/13 00:41