terça-feira, fevereiro 25, 2014

Tudo fizeram para ser diferente! (1-0)



Não há vitória morais, nem sequer derrotas que tragam confiança. Mas, o desempenho do Vitória ontem no estádio da Luz só pode ter orgulhado os vitorianos. Tal como escrevia no último texto, o Vitória não é obrigado a ganhar jogos, mas é exigido a esta equipa que tudo faça para os ganhar. E ontem a postura do Vitória, com respeito mas sem medo do Benfica, mostrou que esta equipa é capaz, como já tantas vezes o provou, de orgulhar os seus adeptos. 

Pressão alta, jogo dividido e duas excelentes oportunidades para marcar. Um jogo decidido pela qualidade individual de um jogador que foi durante toda a primeira parte o principal motor dos encarnados – Markovic. Ao Vitória terá faltado maior explosão e maior definição no momento do remate, com Maazou totalmente fora-de-jogo. Ainda assim, a exibição do Vitória foi convincente. 

De uma equipa que não quis deixar o Benfica cavalgar, de uma equipa que quis cerrar os dentes e mostrar que é capaz de se bater com qualquer adversário, mesmo num ambiente adverso. Com Paulo Oliveira a mostrar, como se ainda fosse preciso, a qualidade que ostenta e com Leonel Olímpio a provar que deve ser o capitão a dar o primeiro exemplo, numa posição diferente da habitual mas em que foi claramente o homem mais do “miolo” vitoriano. Perdeu o Vitória com as alterações operadas na segunda parte e talvez Tomané pudesse ter entrado mais cedo mas isso, são análises fáceis de fazer depois do jogo terminado.

Ontem, creio que nada se pode apontar. A equipa foi aquilo que se espera dela. “Apenas” não conseguiu pontuar. Mas, termino como comecei, ninguém está obrigado a ganhar, mas este Vitória estará sempre obrigado a fazer tudo para o conseguir. E ontem, fê-lo. Com as suas limitações, mas com uma exibição muito positiva. Agora, venha o Porto. Porque estamos na luta!

1 Comentários:

Tiago Lima disse...

Agora é esperar que não seja o temor reverencial a que nos temos habituado nos últimos anos contra o Porto. Temos todas as hipóteses de discutir o jogo com o Porto!

26/2/14 12:25