segunda-feira, junho 09, 2014

De volta à 2ª liga!



Após o triunfo frente ao Benfica e Castelo Branco, o Vitória B regressa ao segundo escalão do futebol português, um ano depois de ter sido despromovido. Um desfecho justo para uma equipa que fez uma época em crescendo e que provou no playoff da promoção merecer ocupar a última vaga para os campeonatos profissionais.

Armando Evangelista e os seus jogadores, ganharem a aposta, mesmo numa temporada longa e difícil mas onde o Vitória B mostrou qualidade para garantir a promoção, até evitando este mesmo playoff. Mais do que isso, e uma vez mais, foram dados a conhecer jogadores que quer pela sua valia, quer pela sua evolução, vão certamente ser apostas da equipa principal na próxima temporada.

Tudo isto, num encontro onde ficou mais uma vez demonstrada a importância dos adeptos na forma como são capazes de, em momentos decisivos, empurrarem a equipa para os desfechos mais felizes. E fizeram-no ontem no complexo desportivo vitoriano, numa enchente notável. Sei bem que muitos foram aqueles que criticaram a escolha do complexo para um encontro que já se previa de enchente, mas julgo que não faria qualquer sentido que no jogo da decisão, e depois de uma temporada a jogar naquele reduto, a equipa fosse desviada para o estádio D. Afonso Henriques, longe do local onde ganhou automatismos, longe do local onde foi a sua casa toda a época. Transferir o jogo de local, numa altura em que qualquer pormenor é importante, seria criar um problema à equipa, apenas para permitir um maior conforto aos associados. O jogo foi, onde deveria ter sido e teve o desfecho que todos ambicionávamos. 

Para além dos parabéns a todos aqueles que trabalharam para este regresso à 2ª Liga ser uma realidade, queria aqui destacar aqueles que encarnaram como ninguém o espírito de "um só plantel", "um só Vitória", e aceitaram combater ao lado de uma equipa jovem para trazer de volta o Vitória aos campeonatos profissionais. Sem querer parecer injusto, mas pelo que significa em termos de liderança, de sentimento do clube e de experiência, deixem-me salientar Moreno. Porque os jogadores valem muito também pelas atitudes que têm, mais até do que por aquilo que valem apenas e só técnica e tacticamente.

A próxima época será de maior exigência. E quer também o destino que sempre que o Vitória B compete na 2ª liga haja descidas de divisão. Por isso, importará tentar na medida do possível, criar planteis equilibrados que possam dar maiores garantias na tentativa da equipa estabilizar num escalão que, apesar de trazer custos mais elevados para o clube, é no entanto na minha opinião, o escalão indicado para os jogadores evoluírem.

0 Comentários: